Fique por Dentro

Programa SOL para os nossos armazéns

Os nossos armazéns climatizados recebem milhões de toneladas de alimentos todos os anos. Para manter e potencializar a qualidade da nossa logística para os nossos clientes, investimos em licenças, conforme instruções dos órgãos fiscalizadores e também na capacitação de nossos colaboradores.

Um exemplo disso, é o Programa Sol criado especialmente para a manter e potencializar a ordem, segurança e limpeza dos nossos armazéns. Os nossos colaboradores participam com muita atenção e responsabilidade.

O Programa Sol foi desenvolvido com base no programa 5S criado no Japão que apresenta princípios de organização e limpeza, tradicionalmente parte da cultura japonesa. O objetivo é melhorar a eficiência, reduzir desperdícios e criar ambientes de trabalho mais organizados e seguros. O termo “5S” é derivado das cinco palavras japonesas que representam cada um dos princípios: Disciplina, Seleção, Organização, Padronização e Limpeza.

Com o tempo, vários programas de gestão foram surgindo com esses princípios e adaptados às necessidades de cada empresa. 

O termo “SOL” é derivado das três primeiras palavras japonesas que representam os três princípios iniciais:

Programa Sol na prática em nossos ármazens

  • Seiri – Senso de Seleção

Objetivo: Eliminar itens desnecessários e não utilizados do ambiente de trabalho.

Passos:
1- Avaliar todos os itens da armazenagem.
2- Identificar itens essenciais e não essenciais.
3- Remover itens não essenciais para liberar espaço

  • Seiton – Senso de Organização

Objetivo: Organizar os itens essenciais de forma eficiente para fácil acesso.

Passos:
1- Designar um local específico para cada tipo de item.
2- Organizar itens por frequência de uso.
3- Rotular prateleiras, gavetas e áreas de armazenamento.

  • Seiso – Snso de Limpeza

Objetivo: Manter o ambiente de trabalho limpo e arrumado.

Passos:
1- Estabelecer um cronograma de limpeza regular.
2 – Limpar mesas, computadores, equipamentos, estruturas, portas e áreas de trabalho.
3- Promover uma cultura de responsabilidade pela limpeza.

Ao todo, a TAFF Brasil conta com 24 bases operacionais espalhadas estrategicamente em municípios das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, com transporte, distribuição e armazenagem de alimentos.

Além disso, conta com 4 grandes CDs em Barueri (SP), Contagem (MG) e Simões Filho (BA).

Faça parte do Grupo Taff

Anexar currículo